Dominação Negra e Escravidão no Brasil

04:44 Wellington Campos 2 Comentarios








Como é de conhecimento de todos os negros não foram trazidos por livre  e espontânea vontade. O aumento das plantações de cana de açúcar no  nordeste possibilitou o aumento da entrada de escravos negros oriundos da África.

Estes povos eram de diversos locais da África, e possuíam características peculiares de cada região, entretanto ao entrarem no Brasil foram retirados até mesmo sua etnia, sendo chamados pelo nome do porto que embarcaram. A maioria vieram do sul do equador, pelos portos de Benguela, Luanda e Cabinda, e outra parte proviam da Costa da Mina, pelos portos de Lago, Ajudá e São Jorge da Mina e grande parte  do porto de Moçambique.

A escravidão funcionava como um círculo vicioso onde os traficantes forneciam tabaco, aguardente, pólvora e muitas armas aos chefes africanos exigindo prisioneiro, ao passo que estes chefes faziam guerras para obter os prisioneiros que seriam vendidos na América como escravos.

Algumas culturas merecem destaque em nossa aula, são elas a Iorubá, a Jeje e a Banto, todas arremessadas durante anos na América, todos os tipos de pessoas negras de diversas famílias foram levadas como prisioneiras ate as fortalezas do litoral africanas até embarcarem em navios pequenos e frágeis conhecidos como navios negreiros em viagem que duravam cerca de 45 dias e em condições precárias.

Ao chegarem no Brasil cansados e confusos por não saberem onde estavam, eram vendidos, leiloados e alugados, não podendo manter nem mesmo seu próprio nome recebendo um nome em português, eram escravizados e trabalhavam de 12 a 15 horas poe dia, varando noite e acordando cedo, os homens trabalhando como agricultores, carpinteiros, ferreiros, pescadores, enquanto as mulheres cultivavam a terra, cuidava dos doentes, colhia e moia a cana, lavava e passava, fazia e vendia doces.


2 comentários:

  1. Wellington se escreve Bantú e não Banto

    ResponderExcluir
  2. Caro Gabriel Bryan Obrigado pela leitura,no texto estamos falando deste grupo de bantos ou bantus são diferentes etnias que eram dos territórios que hoje formam os seguintes países como Angola, parte de Camarões, Congo, Guiné e parte de Moçambique.
    Portanto o nome esta correto nas escritas.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga