Planejamento 8º Ano

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Segue abaixo os links para download dos planejamentos do 8º Ano do Ensino Fundamental



PLANEJAMENTO ANUAL
HISTÓRIA
Ensino Fundamental 8º Ano,
Profº Wellington J. Campos

Planejamento Bimestral / 1º Bimestre 2013
Conteúdo           Habilidades        Avaliação
1.1          - A colônia em expansão
1.2 - O ouro das gerais
1.3 - A consolidação do território
1.4 - O século das luzes
1.5 -  A Revolução Industrial
1.6 (CBC) Os imigrantes europeus nos séculos XIX e XX               
Habilidades
• Entender a importância das regiões econômicas
• Conhecer os ciclos econômicos e os tipos de exploração
• Entender a escravidão como um processo de domínio e confiança
• Entender a divisão geográfica do país e suas subdivisões
• Perceber a divisão social existente nas regiões das minas
•Caracterizar as principais ideias iluministas
• Conhecer as críticas iluministas ao Antigo Regime
• Entender as razões que levaram à Independência dos Estados Unidos
•  Identificar as características básicas do capitalismo industrial.
• Identificar os grupos migratórios no Brasil nos séculos XIX e XX dentro do contexto da expansão do capitalismo.      
Avaliações
Trabalhos em Sala:
1º A Mineração no Brasil e a Mão-de-obra: valor 2,5 pts
2º O Iluminismo e o Antigo regime:
Valor 2,5 pts
Participação em Sala: 4,0 pts
1ª Avaliação Mensal: Valor 3,0 pts
- A colônia em expansão
- O ouro das gerais
2ª Avaliação Simulado: Valor 8,0 pts
-  O século das luzes
- A Revolução Industrial
A Recuperação Paralela consistirá em um Trabalho a ser entregue até o penúltimo dia do Bimestre e a participação e presença em sala de aula.
Planejamento Bimestral / 2º Bimestre 2013
Conteúdo           Habilidades        Avaliação

2 . (CBC) Revoluções liberais: industrial, americana e francesa
2.1 América Inglesa
2.2  Revolução Francesa
2.3  Era Napoleônica
2.4 Revoltas e Conflitos na Colônia Portuguesa
2.5  A Independência das Colônias da  América Portuguesa
2.6 O Brasil Conquista sua Soberania
Habilidades       
•Caracterizar as fases da Revolução Francesa
• Entender o papel de Napoleão para a derrocada do feudalismo na Europa, assim como os objetivos do Bloqueio Continental e suas consequências para as colônias ibéricas da América.
• Identificar os fatores do pioneirismo inglês na Revolução Industrial
• Diferenciar as revoltas nativistas das revoltas pela independência da América portuguesa
• Destacar as ações políticas do imperador D Pedro I e suas conseqüências
. • Entender o processo de queda na popularidade de D. Pedro I e sua abdicação.
• Caracterizar politicamente o período regencial
• Entender o processo das principais rebeliões regenciais.
• Compreender o contexto das revoluções e seus impactos para a constituição do mundo contemporâneo de cidadania.
 • Conceituar historicamente no contexto das revoluções: república, liberalismo e cidadania. 
• Conceituar e identificar o sistema capitalista emergente e a resistência dos trabalhadores à nova organização do trabalho.                              
•  Identificar e analisar o progresso técnico e científico europeu do século XVIII.           

Avaliações
Trabalhos em Sala:
1º Revolução Francesa 2,5 pts
2º Revoltas na Colônia 2,5 pts
Participação em Sala: 4,0 pts
1ª Avaliação Mensal: Valor 3,0 pts
- Revoluções Liberais
2ª Avaliação Simulado: Valor 8,0 pts
-  Revoltas e conflitos na Colônia
- Independência das Colônias
A Recuperação Paralela consistirá em um Trabalho a ser entregue até o penúltimo dia do Bimestre e a participação e presença em sala de aula.
Planejamento Bimestral / 3º Bimestre 2013
Conteúdo           Habilidades        Avaliação

3. (CBC) Inconfidências e Brasil Joanino: movimentos de contestação e reorganização da relação metrópole x colônia
3.1  A Revolução de 1817 e a Independência
3.2 Bases do estado monárquico e limites da cidadania: patrimonialismo, escravidão e grande propriedade      • Caracterizar e analisar os diversos movimentos políticos no Brasil de fins do século XVIII e início do século XIX.                                       
• Relacionar a independência do Haiti com o medo da “haitinização” do Brasil.                               
• Identificar as decorrências da instalação da corte no Rio de Janeiro: centralização administrativa na Colônia, constituição de grupos de interesse no Sudeste brasileiro em torno da monarquia (a chamada “interiorização da metrópole”).                                     
•  Analisar os impactos da transferência da corte portuguesa sobre o universo da vida cotidiana e cultural brasileira e, especificamente, sobre a cidade do Rio de Janeiro.      
• Perceber a constituição de uma identidade brasileira, entre fins do século XVIII e início do XIX, em paralelo com as identidades locais (mineira, pernambucana, baiana, paulista, etc.) e com a identidade portuguesa.                                    
• Analisar o impacto da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro para o processo de emancipação política do Brasil: de um lado, a eclosão de movimentos separatistas republicanos e, de outro, a construção de uma independência pela via da monarquia e da manutenção da integridade territorial e das estruturas socioeconômica assentadas na escravidão e no latifúndio.
• Analisar e compreender as bases socioeconômicas da monarquia brasileira, identificando continuidades e mudanças em relação à era colonial e à época atual.                  
• Conceituar patrimonialismo e estado.                             
• Compreender e analisar os limites da cidadania no contexto da sociedade escravista do Império.                                     
• Analisar a Lei de Terras de 1850 e relacioná-la com a questão agrária no Império.                       
Avaliações
Trabalhos em Sala:
1º Inconfidências  2,5 pts
2º Revolução de 1817 e Revolução do Porto 2,5 pts
Participação em Sala: 4,0 pts
1ª Avaliação Mensal: Valor 3,0 pts
- Inconfidências
2ª Avaliação Simulado: Valor 8,0 pts
-  Monarquia Brasileira e suas transformações
- Inconfidências 
A Recuperação Paralela consistirá em um Trabalho a ser entregue até o penúltimo dia do Bimestre e a participação e presença em sala de aula.
Planejamento Bimestral / 4º Bimestre 2013
Conteúdo           Habilidades        Avaliação
4. (CBC)  Mudanças sócioeconômicas, crise política e fim da monarquia

4.1 O I Reinado
4.2 O Período Regencial
4.3 Economia e Sociedade no Segundo Reinado
4.4 A Política no Segundo Reinado
4.5 Unificação Itália e Alemanha
4.6 Neocolonialismo
4.7 Guerra no Sertão
4.8 O Início da República             
Habilidades       
• Destacar as características econômicas do Brasil no Segundo Reinado, dando ênfase à economia cafeeira.
• Compreender o processo de extinção do trabalho escravo no Brasil e as causas e consequências da utilização da mão-de-obra dos imigrantes europeus.
• Caracterizar os partidos Conservador e Liberal, assim como o Ministério da Conciliação;
• Destacar a política externa do Segundo Reinado, destacando a Questão Christie e a Guerra do Paraguai.
• Entender as crises que colaboraram para o fim da Monarquia
• Caracterizar as disputas políticas ocorridas no final do 2º Reinado
• Compreender o Conceito de Unificação no Contexto Europeu ocidental
• Entender as novas formas de dominação inauguradas pelo neocolonialismo
• Caracterizar os conflitos entre os sertanejos e coronéis
• Perceber as contribuições do advento da República e a Primeira Constituição

• Caracterizar Historicamente a República
• Analisar e compreender as mudanças na organização do trabalho e a diversificação econômica no Império.                
• Analisar e discutir: o abolicionismo, o republicanismo e a guerra do Paraguai.                                             
•Analisar as tensões no interior do Estado: a Coroa em conflito com os militares e a igreja.
Avaliações         
Trabalhos em Sala:

1º  I Reinado e Regências  2,5 pts
2º Processos de Unificação
Participação em Sala: 4,0 pts
1ª Avaliação Mensal: Valor 3,0 pts
- Política no I e II Reinado
2ª Avaliação Simulado: Valor 8,0 pts
-  Unificações e Neocolonialismo
- Conflitos entre sertanejos e coronéis.
A Recuperação Paralela consistirá em um Trabalho a ser entregue até o penúltimo dia do Bimestre e a participação e presença em sala de aula.

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